Grupos de whatsapp esvaziados. Encontros de família desmarcados. Amizades (de facebook?) desfeitas. Epidemia de “blocks“. Textões no face. Xingamentos novos. Um mundo formado por “coxinhas”, “petralhas”, “fascistas” ou “comunistas de iphone” (os isentões, afinal, foram quase extintos).

Isso, meus amigos, foi tudo em um só fatídico ano: 2018.

Mas, felizmente, agora estamos em 2019 e chegou a hora em que podemos olhar para trás e tentar não brigar com o amigo do lado. Para isso, nada melhor do que tentar rir um pouco da nossa tragédia.

A minha (vã) tentativa de amenizar um clima pesado é sempre apelar para algo engraçado. Ou falar de futebol – mas só o básico, porque senão também pode dar em briga.

Um dos artifícios que eu mais gosto pra isso é reparar em camisas temáticas.

As camisas da loja Touts, por exemplo, são as que mais me divertem. A marca apoia artistas independentes e acaba tendo um acervo muito rico. De quebra, ainda ajuda esses artistas a se alavancarem. De tão fã da loja eu acabei também fazendo algumas artes e mandando pra lá. No início era pra ser só pra mim, mas aí alguns amigos pediram, outras ideias foram surgindo e, nessa brincadeira, hoje já tem várias artes do Dois Minutos de Prosa à disposição.

Pois bem, nesse post eu quis juntar esses dois temas – “Política” e “Camisas Engraçadas da Touts” – e resolvi criar a primeira lista “top5” aleatória desse blog (afinal, uma das coisas mais legais da vida é fazer um top10).

Já adianto que a lista tentou ser isenta mas talvez a falta de modéstia tenha atrapalhado esse intuito (já que entraram três camisas que eu mesmo criei nesse top5).

Eis a minha seleção de TOP 5 IDEIAS DE CAMISAS DA TOUTS SOBRE POLÍTICA:

1º LUGAR – URSAL

O folclórico Cabo Daciolo foi, definitivamente, o personagem destinado a proporcionar o alívio cômico desse filme tenso que foi o nosso período eleitoral. O debate em que ele questiona o Ciro Gomes sobre a URSAL (suposta União das Repúblicas Socialistas da América Latina) foi sensacional.

O brasileiro, que não perde tempo, criou muitos memes e, claro, também camisas. Na TOUTS, essas duas abaixo foram as melhores, na minha opinião:

Veja na loja | Veja na loja

2º LUGAR – “O LULA TÁ PRESO, Ô…”

A frase do Sid Gomes “apoiando” o PT ganhou o troféu “Cavalo de Tróia” dessas eleições, mas também deu origem a essa camisa que usa o Lula Molusco como presidiário.

Veja na loja

3º LUGAR – MARX PAPAI NOEL

Provocação de Natal para quem ainda teve familiar pra passar o natal.

Veja na loja

4º LUGAR – GLÓRIA A DEUX

Novamente, o grande personagem das eleições. Cabo Daciolo e seu bordão “Glória a DEUX” caiu nas graças dos brasileiros.

Veja na loja | Veja na loja

5º LUGAR – O FLUXOGRAMA ROUSSEF

Veja na loja

. . .

Loppes